Faça Yôga antes que você precise!

Acesse o nosso site: http://www.yogaemsantos.com.br/

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Ainda que pareça sólido, é apenas poeira cósmica


Tudo que é sólido se desmancha no ar, arrumando meu armário me deparei com esse título do filósofo Marshall Berman, que faz alusão a uma famosa frase de Marx e logo me veio à mente: e o que está no ar também se solidifica.
O título é uma crítica à modernidade, esta fantástica modernidade que acaba com as fronteiras geográficas e ideológicas, que incrivelmente une a espécie humana, mas que é a mesma que paradoxalmente nos desune, num turbilhão de desintegração, de contradições, de ambiguidades e angústias.
O Homem é um bicho estranho mesmo, posso crer que tudo tenha começado quando o Homem, egocêntrico por um profundo defeito de fabricação, que antes plantava e colhia apenas para sua subsistência, resolveu produzir um excedente. A intenção de obter-se lucro acabou produzindo a dissociação do Homem x Natureza, pensamento inexistente no homem selvagem. Essa separação foi necessária, afinal, para explorar a natureza ele precisaria torná-la algo alheio a ele, como sendo algo que não é constituído da mesma matéria. Utiliza-se deste mesmo princípio a exploração dos escravos, do propósito que estes eram diferentes, “não tinham alma”, por serem diferentes poderiam ser explorados, e pasmem, é utilizado até hoje com a exploração animal, “mas animal é diferente, nasceram para nos servir”.
O conceito que temos hoje de natureza foi algo inventado, natureza na verdade é algo que faz parte da mesma trama social e espacial que a nossa, nós somos a natureza, nós somos constituídos da mesma matéria. Somos todos energia, somos práná (energia biológica) que provém das estrelas, principalmente do Sol. Ao respirarmos, ao banharmo-nos nele nós absorvemos a sua matéria, cada átomo do nosso corpo, tudo o que nos cerca é Sol solidificado. A terra é um fragmento de estrela resfriado, nós somos o Sol condensado, ele é a nossa vida. Para pensar degradamos energia solar, ao nos alimentarmos ingerimos vegetais que são nada mais do que Sol em conserva, até o combustível que utilizamos é energia fossilizada, portanto, não se iluda, você também é poeira cósmica! Nós somos partículas infinitesimais desse imenso absoluto, tome consciência da sua pequenez. Feito isso, supere logo e vamos adiante.
 A filosofia teórica mais antiga, o Sámkhya, naturalista, surgida na Índia proto-histórica, nos fornece uma visão para a compreensão do nosso ciclo existencial, para a resolução do drama cósmico, temos que nos desprender do campo ilusório onde atuam os opostos bem e mal, certo e errado, alegria e tristeza, prazer e dor. As dualidades apesar de reais, aparecem como distantes, mas na verdade são pontos de um mesmo extremo. Para enfrentarmos o ciclo existencial temos que tomar consciência das leis e mecanismos que regem a Natureza, dessa forma teremos um maior acesso à libertação. Somos filhos da Natureza, somos alimentados por ela, tudo que está nela faz parte de nós mesmos, enxergando isso saberemos que não há diferenças entre uma árvore, uma pedra, um grilo, um rato, uma estrela e nós mesmos.
A modernidade é cheia de contradições, mas o problema não é a modernidade, nem o mundo, é a cegueira humana, as pessoas não conseguem olhar ao redor, não conseguem enxergar o outro e nem si mesmo, muito menos conseguem enxergar o outro que existe em si mesmo.
Neste mundo moderno as pessoas cultivam milhares de amigos virtuais e sentem cada vez mais o peso da solidão. Não conseguem tempo para curtir a família, pois dedicam suas vidas a um trabalho que não as realizam, gastam sua saúde despendendo a sua vida em algo em que não acreditam, gastam milhões com terapias, minam sua felicidade com relações medíocres, têm reações neuróticas de ciúmes e não cansam de intoxicar seu corpo com emoções densas.
Vamos fazer um exercício agora: Pare um instante; Respire, reflita, mude.
Com certeza você pode fazer melhor do que tem feito até agora. Já sabe que você é o condutor da sua vida, portanto, aproveite as oportunidades que a vida lhe oferece, entenda o poder das suas escolhas, administre melhor seus conflitos, melhore o seu relacionamento consigo e com os outros, sutilize as suas emoções e os seus pensamentos, aprenda a extrair prazer das coisas mais simples, respire mais e melhor, sinta a brisa do ar te tocar, sinta o Sol transmitindo a você mais energia, delicie-se com o sorriso espontâneo de uma criança, com o olhar meigo do seu cãozinho, aprenda com os mais velhos, ame, compartilhe, descubra o sentido da sua vida. Seja você a poeirinha cósmica a fazer diferença!




Júlia Fadel
Instrutora do Método DeRose

Qualidade de vida e alta performance

Nenhum comentário: