Faça Yôga antes que você precise!

Acesse o nosso site: http://www.yogaemsantos.com.br/

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Mudrá; Pújá


Mudrá

Gesto Reflexológico, simbólico e magnético feito com as mãos.

“A mão que esclarece
Na arte que sublima
Na mão transparece
O desejo, o clima

O efeito inconsciente
Coletivo, resistente
Arquétipos, sentimento
Vivencie este momento.”

Mudrá é a linguagem gestual do Yôga, designa todos os gestos feitos com as mãos. Sua tradução literal é o gesto, selo ou senha. Os mudrás tem sua origem na ancestral tradição tântrika, atuam por associação neurológica e condicionamento reflexológico e desencadeiam estados de consciência e fisiológicos.
Mudrá é a parte do Yôga que estuda e aplica os efeitos dos gestos sobre o psiquismo e, por conseqüência, sobre o corpo físico.
Os gestos feitos com as mãos, mudrás, representam a arte em forma de uma dança, um bailado, expressão pura, nos conectando com nós mesmos, nossos arquétipos, nosso inconsciente.






Mestre DeRose e Instrutora Thais Lopes


Respeito, Gratidão, Admiração, Carinho e Amizade. Palavras que definem meus sentimentos pelo meu Mestre, a quem devo meu conhecimento adquirido em anos de SwáSthya Yôga.



Mestre DeRose_Codificador do SwáSthya Yôga


Pújá

Retribuição de energia

“Se Deus é as flores e as árvores
E os montes e Sol e luar
Então acredito nele a toda hora.

Mais se Deus é as árvores e as flores
E os montes e o luar e o Sol
Para que lhe chamo eu Deus?
Chamo-lhe flores e árvores e montes e Sol e luar.”
(Alberto Caieiro)

Pújá pode ter vários significados. Mas para nós do SwáSthya Yôga, significa oferenda, honra, retribuição de energia ou força interior. Pois somos de uma linha Sámkhya, mas precisamente Niríshwarasámkhya, portanto naturalistas como ilustra o poema acima de Alberto Caieiro (Fernando Pessoa).
Pújá é uma forma de arte, pois você se utiliza de muita imaginação para demonstrar seu carinho ao criador mitológico do Yôga, Shiva, ao seu Mestre, Instrutor de Yôga, ou local de prática. E também muito sentimento.
Divide-se em:
- báhya pújá: externo, expresso com oferendas materiais. (Tradicionalmente, frutas, flores, tecidos, insenso e dinheiro); Mas deve ser feito com sentimento, criatividade.
- manásika pújá: interno, manifestado por meio de mentalizações e atitude interior.
Na prática ortodoxa de SwáSthya Yôga, convencionaram-se quatro segmentos de Pújá. Todo manásika pújá faz-se com profunda concentração. Utilizando visualização de cores, linhas ou jatos de luz. Deve ser feito com sentimento verdadeiro, honesto e intenso.
São eles:
Bhaván Pújá: feito ao local que acolhe os praticantes e que fica impregnado de forças positivas;
Gurú Pújá: feito ao instrutor que ministra a prática em curso, representante de Shiva;
Sat Guru Pújá: feito ao Mestre vivo mais antigo de determinada linhagem.
Shiva Pújá: feito ao próprio criador mitológico do Yôga.
A função do Pújá é estabelecer uma corrente de sintonia entre discípulo e Mestre, realizando o fenômeno dos vasos comunicantes: aquele que tem mais deixa fluir para aquele que tem menos.