Faça Yôga antes que você precise!

Acesse o nosso site: http://www.yogaemsantos.com.br/

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

ALIMENTAÇÃO NO VERÃO


Temos presenciado dias cada vez mais quentes. Isso repercute diretamente no funcionamento de nosso corpo. Mas será que você dá a atenção necessária a sua alimentação nestes dias?

Nos dias de calor o suor surge como uma ferramenta para que nosso corpo mantenha sua temperatura dentro do padrão normal e consequentemente temos a perda de água e minerais (sódio, potássio e magnésio). Considerando esse raciocínio, quanto mais calor, mais suamos e mais nutrientes e líquidos são perdidos.

Por conta desse processo natural, devemos nos hidratar. Porém, hidratação não se refere somente à reposição de água, mas também desses minerais perdidos pela transpiração. Conheça, então, as principais fontes desses nutrientes, para que possa incluir em sua alimentação no dia a dia:

Água: água, água de coco, sucos naturais, chás gelados, frutas, verduras. Prepare águas saborizadas com limão, laranja, morango, canela, hortelã, anis estrelado, gengibre, deixando-as mais saborosas e agradáveis.
Sódio: Sal, água de coco, bebidas isotônicas. Fique atento ao consumo de sal. O brasileiro normalmente consome mais que o dobro de suas necessidades de sódio.
Potássio: Frutas (banana, maracujá, tamarindo, romã, cupuaçu, graviola, mamão, melão, goiaba, dentre outras) e verduras (couve, brócolis, tomate, folha de mostarda, cenoura, beterraba, catalonha, chicória, repolho, inhame). A cocção reduz as concentrações de potássio.
Magnésio: Folhas verdes escuras (rúcula, agrião, chicória, escarola, catalonha, almeirão, coentro, salsa), cereais integrais (arroz integral, aveia em flocos, farelo de aveia, centeio, farinhas integrais) e oleaginosas (castanhas e nozes).

No calor é comum sentirmos indisposições, principalmente quando as refeições são compostas por alimentos de difícil digestão. Refeições muito proteicas e ricas em gorduras (contendo queijos gordurosos, creme de leite, requeijão, manteiga, margarina, excesso de óleo) tornam a digestão mais lenta e deixarão você ainda mais indisposto. Logo, nos dias quentes, opte por refeições mais leves, evitando molhos e alimentos gordurosos. Tenha em suas refeições frutas e verduras, além dos cereais integrais e leguminosas (feijões). O grupo dos feijões poderá ser elaborado na forma de salada e consumido frio, o que garante melhor conforto e menor geração de calor.

E se for à praia? O que fazer? Essa é uma dúvida frequente, pois opções bastante perigosas surgirão. As opções fontes de proteínas como os queijos e preparações que contenham ovos, além das frituras, são as mais consumidas nas praias e também as que apresentam maior risco de contaminação por bactérias. Algumas opções saudáveis que você poderá encontrar são água de coco, sucos naturais, salada de frutas, picolé de frutas e milho cozido. Quando possível, procure levar seus lanches, que deverão ser devidamente embalados e armazenados. Boas opções são sanduiches; salada de frutas; sucos e chás; frutas; castanhas e nozes; frutas secas).

Lembre-se sempre de ter os devidos cuidados com sua hidratação e fique atento às opções de alimentos disponíveis nas praias. Boas escolhas trarão mais energia e disposição ao seu verão. Conscientize-se!



Aluna da Unidade Santos
Karina Nunes de Simas
Nutricionista (CRN-3 23877)
Mestre em Ciência dos Alimentos - UFSC
Pós graduada em Nutrição Clínica Funcional
Pós graduanda em Nutrição Esportiva Funcional

Nenhum comentário: