Faça Yôga antes que você precise!

Acesse o nosso site: http://www.yogaemsantos.com.br/

sexta-feira, 11 de julho de 2008

ÔM


O ÔM


ÔM é o símbolo universal do Yôga, para todo mundo, todas as épocas e todos os ramos de Yôga. Entretanto cada escola adota um traçado diferente particular que passa a ser seu emblema.
Pronuncia-se ÔM. Traçado em caracteres, é um yantra e pronunciado é um mantra. Há inúmeras maneiras de pronunciá-lo para se obter diferentes resultados físicos, energéticos, emocionais e outros.
ÔM não tem tradução. Contudo os hindus o consideravam como o próprio nome do absoluto, seu corpo sonoro, devido à sua antiguidade e amplo espectro de efeitos colhidos por quem o vocaliza de forma certa, ou o visualiza com um traçado correto.
Nas escrituras da Índia Antiga o ÔM é considerado como o mais poderoso de todos os mantras. Os outros são considerados aspectos do ÔM e o ÔM é a matriz dos demais mantras. É denominado matrika mantra, ou som matricial.
Ninguém pode negar que o ÔM seja um símbolo muito poderoso. Ele é forte pelo seu traçado yântrico em si, pela sua antiguidade, seus milhares de anos de impregnação no inconsciente coletivo, pelos bilhões de hindus que o usaram e veneraram, geração após geração, durante dezenas de séculos, desde muito antes de Cristo, antes de Buddha, antes da civilização européia existir e, durante esse tempo todo, toda essa gente fortaleceu a egrégora do ÔM!
Evidentemente, portanto com tal símbolo, estabelecemos sintonia com uma corrente de força, poder e energia que é uma das maiores, mais antigas e mais poderosas da Terra. A arte está implícita nos símbolos.