Faça Yôga antes que você precise!

Acesse o nosso site: http://www.yogaemsantos.com.br/

sexta-feira, 11 de julho de 2008

O poder de mudança dentro de nós



Hoje sou instrutora de SwáSthya Yôga, e como é bom respirar fundo e me conscientizar disto! Como é bom gostar do que se faz... Isso sim, não tem preço...

Em casa, quando tenho tempo sobrando... estudo... SwáSthya Yôga...

No final de semana, quando deveria descansar... trabalho... pensando como melhorar cada vez mais...

A cada segundo, "quando paro para não pensar", se mesmo assim os pensamentos teimam em vir à mente, o pensamento é: sobre SwáSthya Yôga. Inevitável! rs

E quando penso no tamanho da minha responsabilidade... em sentar à frente de uma turma de rostinhos ansiosos, e ministrar um Sádhana (Prática), percebo quanto posso interferir na vida destas pessoas, no Karma dos meus queridos alunos. Cada olhar, cada gesto de carinho e respeito, cada pergunta consciente deles, e a grande responsabilidade de esclarecer uma filosofia ancestral. De criar uma linha no tempo, de mais de 5000 anos, entre Shiva (Criador Mitológico do Yôga) e eu. Dois seres-humanos simples. Em épocas diferentes. Cheios de virtudes e defeitos. Mas com uma qualidade maior entre todas: o desejo de mudança. E a continuidade de uma missão. O Yôga. Assim como Shiva, com seu carácter de destruidor, que através da dança do Universo destrói para reconstruir, dentro de uma aula, como instrutora de SwáSthya Yôga, destruo velhos hábitos ruins, velhos paradigmas, velhas prisões sociais a que estamos acorrentados e mostro aos meus alunos o quanto podemos ser "mais". Termos uma chance. Uma nova história de vida para ser criada. Evoluir.


Tenho muito que agradecer aos meus instrutores nesta vida. Instrutor Fábio Euksuzian, que tanto me ensinou, e fez que eu conhecesse esta filosofia milenar, a minha monitora Célia Berlim, que me acompanha, sempre disposta a novos ensinamentos. E ao meu mestre Querido, Mestre DeRose. Como é bom ter tão próximos pessoas tão amigas, dispostas a ensinar! Porque certamente como eu sinto, estas pessoas também amam o que fazem. E mais ainda, também se sentem responsáveis pela grande mudança do meu Karma. E através de mim, assim por diante. E a cada instrutor que eu formar, continuarei esta missão. Que se processará novamente, modificando para melhor novas pessoas, dando continuidade à nossa família, formando novos instrutores, que terão este mesmo sentimento.

É muita responsabilidade!!!

Ter nas mãos ferramentas tão transformadoras!!!

E como isso é bom!


"Yôga é uma filosofia perfeita, exercida por pessoas imperfeitas" (Mestre DeRose)




Mecânica pela qual os efeitos do SwáSthya Yôga se processam:


- Os mantras ajudam a obter o aquietamento das ondas mentais para conquistar uma boa concentração e meditação.

- Os pránáyámas fornecem uma cota extra de energia vital, aumentam a capacidade pulmonar, controlam as emoções, permitem o contato do consciente com o inconsciente e ajudam a conseguir o domínio da musculatura lisa.

- Os kriyás promovem a higiene interna das mucosas do estômago, dos intestinos, do seio maxilar, dos brônquios, das conjuntivites, etc.

- Os ásanas regulam o peso por estimulação da tireóide, oxigenação cerebral pelas posições invertidas, consciência corporal, coordenação motora e alongamento muscular que auxiliará os esportes.

- Os bandhas prestam um massageamento aos plexos nervosos, glândulas endócrinas e órgãos internos.

- Yôganidrá é o método de descontração que auxilia a todos os anteriores e, juntamente com as demais partes da prática implode o stress. Na verdade, relaxamento é a parte menos relevante do Yôga, a menor e a menos importante. Em seu conjunto, o Yôga não relaxa: energiza!

- Samyama (concentração, meditação e outros estados mais profundos) proporciona a megalucidez e o autoconhecimento.Estes efeitos, e muitos outros são simples conseqüência das técnicas. Ocorrem como resultado natural de estarmos exercitando uma filosofia de vida saudável. Se aprendermos a respirar melhor, descontrair melhor, dormir melhor, comer melhor, excretar melhor, fazer exercícios moderados e manifestar uma sexualidade melhor, os frutos só podem ser o aumento da saúde.
Poesia

O SwáSthya Yôga como arte pura

Completo

Quero arte em minhas mãos
Quero arte em meu corpo
Quero vivências, intuição
Quero uma vida com escopo

Revoltos na história do Tantra
Quero falar, comunicar,
Mudrá, pújá, mantra
Vocalizar, entoar

Pránáyáma, kriyá, ásana
Yôganidrá e samyáma
Tão completo, tão SwáSthya
Tão perfeito, quem não ama?

Quero dançar freneticamente como Shiva
Quero explodir de tanta emoção
Natarája, natarája
Pura arte do coração



Thais Lopes