Faça Yôga antes que você precise!

Acesse o nosso site: http://www.yogaemsantos.com.br/

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Alta Performance no.1: Superação e Melhoria Contínua.

Planejar, fazer, checar e agir corretivamente: entenda as quatro ações-chave para o sucesso

Problemas com a balança ou com o orçamento doméstico? O método resumido nessas quatro letras "PDCA" vai ajudar você a alcançar seus objetivos

O primeiro passo para a melhoria é verificar a situação real: é subir na balança e ver se o peso está em dia. Pintou uma gordurinha a mais? Então é dar uma de Cebolinha e criar um plano (PLAN). (Mas esse vai ser infalível!)

Crie uma meta, um objetivo claro, mensurável, com um prazo determinado para conseguí-lo, como, por exemplo, perder três quilos em um mês. Depois, analise a melhor maneira  de fazê-lo e trace seu planejamento. Pense nos detalhes importantes para atingir suas metas, como lidar com os elementos dificultadores ou surpresas.

Sua estratégia pode ser praticar as técnicas do Método DeRose três vezes por semana e adotar um sistema alimentar mais biológico e inteligente, mas não deixe de consultar um profissional competente que possa auxiliá-lo neste planejamento. Pense nos eventos que ocorrerão durante o período de realização das ações que você planejou e que colocam em risco seu plano, como uma festa de aniversário. Trace uma medida preventiva, como por exemplo, alimentar-se antes de ir à festa.

Projeto feito, mãos à massa, ou no caso da dieta, mãos longe das massas.

Execute todas as etapas (DO - realizar) e passe à fase seguinte: a checagem (CHECK): verifique os resultados. Conseguiu vestir aquela calça esquecida no armário que não servia mais? Parabéns! Mas se na balança o resultado aparece abaixo do esperado, ou você não realizou o plano conforme planejou, ou o plano não foi suficiente para alcançar o resultado. Você precisa agir corretivamente (ACT), siga em frente e rode novamente o PDCA.

Com a experiência adquirida, faça um novo planejamento, conte com análises e planos para tratar o que não funcionou de acordo com o esperado e mãos à obra.

Assim, você já está fazendo a famosa melhoria contínua, superando seus limites e tanto seu condicionamento físico quanto seu trabalho tendem a ficar sempre na linha! Sim, porque a mesma coisa você pode fazer na sua rotina de trabalho, de estudos, de organização de sua casa ou em qualquer outra área de sua vida.
.
Caso tenha realizado planos para dedicar-se e aprofundar seus conhecimentos sobre os conceitos aplicados pelo Método DeRose, analise seus resultados obtidos, converse com seu Instrutor sobre as suas metas, veja em que aspectos podem melhorar, faça um plano, execute, mensure os resultados e faça as correções necessárias, criando um novo ciclo e rodando o PDCA quando o cenário mudar.

Nenhum comentário: