Faça Yôga antes que você precise!

Acesse o nosso site: http://www.yogaemsantos.com.br/

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Alta Performance no.3: Analisando e superando obstáculos (MASP)

Veja como o Método de Análise e Solução de Problemas, MASP, pode te ajudar a ter bons frutos no trabalho e na vida.



Digamos que a sua fruteira favorita, após uma primavera cheia de flores, começa a dar os primeiros frutos. Você todo dia olha ansioso para ver se eles já estão maduros para fazer a festa com a família, mas eis que você começa a reparar que está diminuindo a quantidade de frutas no pé. Chama seu filho para verificar se ele tem a mesma percepção. Em pouco tempo, a família toda está reunida dando opiniões sobre a diminuição das frutas e qual seria a causa.

Será que elas estão sendo colhidas? Será que algum animal as teria comido? Será que as folhas é que estavam aumentando, dando a sensação de diminuição do número de frutos? Enfim, várias hipóteses.

Para tentar chegar a uma conclusão vocês começam a observar o problema, contar o número de frutos diariamente, verificar se as cercas estão amassadas, se os frutos estão caindo no chão antes do tempo. Comparam a situação de um dia para o outro.

Assim, vocês começam a utilizar um Método de Análise e Solução de Problemas, o MASP. O método passa pela identificação do problema, observação, análise, plano de ação, execução, verificação, padronização e conclusão.

Após a identificação do problema e a observação, seguindo o MASP, uma boa dica é utilizar o diagrama de causa e efeito, relacionando os aspectos ligados à matéria-prima (a árvore, neste caso), à mão-de-obra (o jardineiro), ao meio ambiente (o clima), ao material (o adubo), à medição (a quantidade de suprimento) e ao método (a forma de regar, ou de adubar), de forma a definir as causas prováveis, que podemos chamar de hipóteses.

É hora de testar as hipóteses, como por exemplo, se uma das hipóteses for adubo inadequado, devemos verificar se o adubo foi trocado. Desde quando? Podemos mudar o adubo de uma das fruteiras para testar? Após testar todas as hipóteses, chegamos à hipótese confirmada.

Aí entra um plano de ação, com soluções para as causas confirmadas. Nele pode, por exemplo, prever uma irrigação artificial para compensar a falta de chuvas e uma correção química no adubo, para melhorar o solo.

Uma vez o plano de ação executado, é a fase da verificação, medir os resultados. Se o plano foi eficiente, o passo seguinte é padronizar essa nova forma de ‘cuidar da árvore’ e treinar todos os envolvidos.

O MASP é uma metodologia baseada no PDCA, que o desmembra de forma que cada etapa esteja delineada. Ele deve ser utilizado no tratamento daquelas anomalias crônicas, ou seja, aquelas que possuem uma freqüência elevada em relação às demais.

Por exemplo, se você poupava 30% de sua renda mensal e, em um determinado mês, esta poupança não chega a 10%, configura-se uma anomalia (algo que não é normal). O MASP ajuda a verificar o que levou àquele resultado e como agir de forma corretiva a este e preventiva a novas ocorrências.

Ajuda a saber como agir se a mesma situação aparecer novamente, de forma a evitar uma nova anomalia, ou, caso trate-se de uma anomalia positiva (você conseguiu poupar 40% de sua renda!), como manter sua performance superior.

Nenhum comentário: